Vídeos produzidos pela artista visual Sóluá Carneiro.

Para acessar as descrições, fichas técnicas e ter uma experiência mais completa, abra o vídeo no Youtube (basta clicar no ícone presente em cada vídeo)

Landscapes Through Windows

El video llamado Landscapes Through Windows (Paisajes a través de Ventanas) es un videoarte compuesto por imágenes de paisajes filmados a través de las ventanas del transporte terrestre (trenes y autobuses) realizado en una gira por Europa realizada por Sóluá Carneiro en octobre/novembre de 2018.

En el video puedes disfrutar del paisaje de 7 países: España, Portugal, Suiza, Francia, Holanda, Alemania e Italia.

 

Más que simplemente mostrar paisajes, la inspiración para este trabajo provino de una característica particular: el paisaje visto a través de las ventanas de estos medios de transporte, y en el cual ese cristal que separa al espectador del paisaje, a través de reflejos y  huellas visuales, puede interferir o modificar el paisaje visto.

Impressões Visuais de um Caminho II

 

O vídeo StEp Motion - Impressões Visuais de um Caminho II é um convite para um passeio pelas belas ruas de Buenos Aires (AR) e Santiago (CL), repletas de cores, formas, texturas e expressões artísticas.

Composto por mais de 1000 fotografias de arte urbana, colocadas em movimento através da técnica de stop motion, a artista procurou dar voz aos artistas urbanos através de sua própria linguagem experimental e contemporânea.

Aborda também os temas de "apropriação" e "ressignificação", que são dados tanto por artistas urbanos, que se apropriam e ressignificam cidades, quanto pelo artista, que se apropria dessas obras, através da fotografia, e ressignifica-os, através da linguagem videográfica.

Fragmentos I

No vídeo Fragmentos I, a artista Sóluá Carneiro se utiliza de fragmentos diferentes para compor o todo. A fotografia torna-se um 'frame', estes tornam-se um vídeo e este último, material visual nesta composição artística, que procura uma linguagem própria, original e contemporânea.

 

O vídeo é baseado na poética "StEp Motion", criado pela artista em 2014, que consiste em registros fotográficos de arte urbana, imagens pictóricas e arquitetura.

Neste trabalho estão os registros de duas capitais da América Latina: Buenos Aires (AR) e Santiago (CL). Os conceitos contemporâneos de apropriação e ressignificação dessas imagens, colocados em movimento pela técnica de stop motion, revelam novas imagens, formas, cores, texturas e movimentos pictóricos e imaginários, a partir das linguagens fotográficas e videográficas.

Pura Textura & Complexos Reflexos

 

O vídeo Pura Textura & Complexos Reflexos é composto por filmes e fotos do Rio Nhundiaquara, Paraná. Através de sombras e complexos reflexos do sol sobre as pedras na água corrente do rio, revelaram-se micro universos particulares e surpreendentes, repletos de texturas, formas, cores e movimentos.

 

A natureza viva, pulsante e em movimento, foi ‘capturada’, através das lentes de uma câmera. Abriu-se uma fenda no tempo e no espaço, onde estes universos peculiares são apresentados.

Um lapso efêmero e único, capturado e resignificado. Até onde nossos olhos podem ver? E o que mais existe além da nossa limitada visão?

Através da técnica do stop motion, buscou-se dar um novo movimento e uma nova significação à estas imagens. Os micro universos vivos e pulsantes ganharam vida e sons próprios, criados através do processo de síntese sonora, com uma composição musical feita exclusivamente para a obra.

 

Um olhar micro sobre o macro, revela novas realidades. O vídeo é composto por 190 fotos, sem qualquer edição ou manipulação das imagens.

Fotografia e Vídeo - Impressões Visuais de um Caminho I

Este vídeo e o resultado final da oficina: Fotografia e Vídeo - Impressões Visuais de um Caminho, ministrada por Sóluá Carneiro, no 28° Festival de Inverno de Antonina, Paraná.

É composto por cerca de 600 fotografias, colocadas em movimento através da técnica do stop motion.

Os olhares de cada participante foram direcionados à arquitetura, à arte urbana e ao próprio festival, realizado de 16 a 20/07/18.

Ao longo de 20 horas, a ministrante passou aos participantes noções sobre a fotografia, compreendendo-a como linguagem artística e técnicas exclusivas de captação fotográfica de sequências, assim como a linguagem videográfica. 

A maioria das fotografias foram tiradas por pessoas que não são fotógrafos, alguns fotógrafos amadores e poucos profissionais. 70% das fotografias foram tiradas com celular, o que faz parte da proposta.

Ao todo o vídeo conta com a participação de 16 participantes.

Fotografia e Vídeo - Impressões Visuais de um Caminho II

 

Vídeo resultante da Oficina "Fotografia e Vídeo - Impressões Visuais de um Caminho", ministrado pela artista visual e arte-educadora Sóluá Carneiro, na APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) do Paraná, entre os dias 8 e 10 de julho de 2019.

 

Ao todo, mais de 600 fotografias foram colocadas em movimento através da técnica do stop motion, onde os participantes da oficina foram instruídos a buscar um novo olhar fotográfico acerca da cidade e suas imagens pictóricas.

Step Motion - Impressões Visuais de um Caminho I

 

Este vídeo é um registro de artes urbanas, arquitetura e imagens pictóricas do histórico bairro São Francisco, em Curitiba.

 

Feito através da técnica do stop motion, é composto por 713 fotos individuais, sem qualquer recorte ou edição.

 

Com uma poética visual, sonora e contemporânea, o vídeo é um convite à um passeio pelas belas ruas da cidade, repleto de cores, formas, movimentos, texturas e livres expressões artísticas.

Este foi o primeiro video idealizado pela artista, em 2014, onde desenvolveu sua técnica e em seguida aprimorou-a em suas produções mais atuais.

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon
  • Google+ Social Icon

©2020 site criado por Soluart / todos os direitos reservados / marca registrada / conheça nossas redes sociais no menu ao lado  /bem vindos!