Exposição Fragmentos | Individual de Sóluá Carneiro

>>> O nome da Exposição, “Fragmentos”, conceitua a poética artística, a qual se utiliza de diversos fragmentos para compor o todo. A fotografia torna-se um frame, este torna-se um vídeo e este último, material visual para as demais composições artísticas. As combinações destes múltiplos fragmentos possibilitam a produção de infindáveis criações poéticas, onde a artista  busca uma linguagem própria, original e contemporânea <<<

 

A “Exposição Fragmentos | Individual de Sóluá Carneiro” explora conceitualmente a poética  StEp Motion  , criada pela artista em  2014.

 

O Projeto StEp Motion - Registro de Arte Urbana pelo Mundo - consiste em registros fotográficos de arte urbana, imagens pictóricas e arquitetura de diversas capitais mundiais. Teve início em 2014, em Curitiba-PR. Em 2016 a artista levou o projeto para Santiago (CL) e Buenos Aires (AR), onde registrou mais de 18.000 fotografias acerca dos temas mencionados.

 

O resultado foi o vídeo “StEp Motion - Impressões Visuais de um Caminho II”, onde mais de 1.000 fotografias foram colocadas em movimento, através da técnica do stop motion.

 

Dois conceitos poéticos e contemporâneos norteiam e embasam  a produção artística de Sóluá Carneiro: Apropriação e Ressignificação.

Estes conceitos se dão tanto por parte dos artistas urbanos, que se apropriam e ressignificam  o espaço urbano, quanto por parte da artista, que se apropria dessas artes e as ressignifica, através das linguagens fotográfica e videográfica.

 

Tendo estas fotografias como base “pictórica” (fragmentos), estas são colocadas em movimento e, através de estudos e práticas avançados de edição de vídeo, ganham novas formas, cores,  movimentos, texturas e significados.

Vale ressaltar que Sóluá se utiliza da fotografia enquanto linguagem artística, não enquanto técnica. Para tal, desenvolve e aprimora o seu olhar fotográfico através de estudos e pesquisas, além de, é claro, uma prática incansável.

 

O resultado será uma exposição digital, onde serão expostas, em suporte digital, centenas de fotografias tiradas pelaartita. Os processos de apropriação, que se iniciaram no olhar fotográfico, poderão ser compreendidos, assim como os processos de ressignificação, retratados em mais 100 vídeos-arte criados por ela.

 

Contará também com uma instalação digital, imersiva e interativa, onde o público “criará”, em tempo real, novas sequências ao vídeo “StEp Motion - Impressões Visuais de um Caminho II”, dando continuidade ao processo de apropriação e ressignificação, proposto pela artista.

 

Códigos de QR Code estarão espalhados pela exposição, os quais encaminharão o público, através de um leitor digital, à novos universos imagéticos e pictóricos.

 

Em 2018 Sóluá levou o projeto para a Europa, onde foram registradas milhares de  fotografias de arte urbana, imagens pictóricas e arquitetura de diversas capitais européias, com o propósito de, além de documentar as mais belas artes urbanas, ressignificar estas imagens, através das linguagens fotográfica e videogáfica, e dar continuidade às suas pesquisas e produções poético-artísticas.

Vale ressaltar que todos os vídeos têm como base as fotografias tiradas pela artista. Todos os efeitos são oriundos das qualidades pictóricas destes fragmentos, não havendo nenhuma animação "externa".

As fotografias expostas também não sofreram qualquer manipulação/edição digital,  sendo elas fruto de estudos e práticas, além de um olhar  fotográfico sempre em busca do aprimoramento.

> Baixe o leitor digital de QR Code em seu celular, para uma fruição plena da Exposição.

 

SERVIÇO:

 

Abertura: 03/07/18 - 19hs

 

> 19:15 > Exibição do vídeoarte  “StEp Motion - Impressões Visuais de um Caminho II” no Cine Guarani - Subsolo

> 19:30 > Abertura da exposição e vernissage - Térreo.

 

Visitação: de 03/07 a 21/08/18

Horário: das 10 às 19hs (de terça a domingo)

 

Local: Museu Municipal de Arte | Portão Cultural | Centro de Arte Digital

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão

Classificação: Livre

Entrada Gratuita

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba (ao ceder os seus espaços culturais) e da Cântaro - Arte-Educação e Cultura.

Acompanhe o projeto no Instagram

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon
  • Google+ Social Icon

©2020 site criado por Soluart / todos os direitos reservados / marca registrada / conheça nossas redes sociais no menu ao lado  /bem vindos!