top of page

ARTES VISUAIS

Nas artes visuais, Sóluá Carneiro, artista visual formada na UNESPAR - FAP(2017), logra confluir seus talentos e habilidades de tecelã, estilista, modelista e figurinista numa só linguagem: a artística.

Utilizamos as mais variadas vertentes da arte contemporênea, como arte urbana, fotografia, vídeo, intervenções e instalações.

Poéticas , visuais, sonoras, estéticas e semióticas são o nosso eixo de pesquisa e de atuação.

O nosso mais recente e mais importante projeto denomina-se: StEp Motion - Registro de Arte Urbana pelo Mundo", que consiste em      registros fotográficos de arte urbana, imagens pictóricas e arquitetura das cidades contemporâneas. Os resultados são  vídeos-arte, que são um convite à um passeio pelas belas ruas das cidades, repletas de cores, formas, movimentos, texturas e livres expressões artísticas.

Projeto StEp Motion - Impressões Visuais de um Caminho

Registro em movimento de arte urbana pelo mundo

Dedicamos uma página inteira para este projeto.  Clique           para conhecê-lo.

aqui

Criatura & Criação - Dízimas Periódicas em Processo

Este projeto consiste na projeção do vídeo - arte                                                                                            , de autoria da artista visual Sóluá Carneiro, sobre o seu próprio corpo. Criatura e criação se fundem, através de uma nova camada de significação (corpo) sob a projeção. Uma dízima periódica artística é criada, transformando a obra inicial em uma nova, resignificada.

Esta performance é realizada em exibições do vídeo. Um registro nunca será igual ao outro, produzindo assim uma cadeia de dízimas periódicas poéticas infinitas.

Você pode interagir com este álbum de fotos. Passe o mouse sobre as fotos, ou clique na imagem para vêla ampliada.

InstalAção " O Micro e o Macro Cosmos - InterAções"

Esta instalação é um desdobramento de um  look conceitual criado e confeccionado pela estilista Sóluá Carneiro, cuja                  tridimensional foi feita à partir de uma escultura sobre um manequim de costura. Look este que foi destaque nas Semanas de Moda de Curitiba em 2011 e 2012.

Partindo do princípio de que Moda é Arte, o deslocamento do vestido de uma passarela para uma instalação artística, reforça esta ideia de que a arte contemporânea pode ser (quase) qualquer coisa, desde que esteja imbuída de conceitos, poéticas e estéticas bem definidas e bem embasadas.

Ambiente Imersivo / Filtro dos Fótons

O Ambiente Imersivo / Filtro dos Fótons é um projeto visual e sonoro desenvolvido em parceria com os artistas Orlando Muzca e Victor Microchip (ambos artistas visuais e músicos). Consiste em uma instalação multisensorial (com sons sendo criados na hora da projeção), onde os convidados são inseridos neste ambiente imersivo.

São três as telas de projeção, tecidas à mão no tear, e com uma certa distância entre elas. Elas se comportam como um filtro, que retém os fótons de luz projetados, à cada camada. As imagens projetadas vão se desconfigurando de sua forma original e, ao chegarem na última camada, estão totalmente reconfiguradas e resignificadas.

Este projeto fez parte do evento artístico Mixtura Curitibana em 2005, e integrou a grade de atrações artísticas do Festival Multicultural Universo Paralello, em 2008/09.

Outros projetos/estudos em Artes Visuais

A seguir, alguns registros de estudos e práticas na área das artes visuais. Alguns trabalhos da faculdade (Artes Visuais - UNESPAR / FAP), de cursos de arte contemporânea (arte efêmera, arte comestível, instalação), de fotografia, de vídeo, de criação de vitrines, de desenhos de moda, de instalações, dentre outros.

São inúmeras as linguagens artísticas e suas aplicações. Poéticas contemporâneas, visuais, sonoras, estéticas e semióticas são o nosso eixo de pesquisa e de atuação.

Você pode interagir com este álbum de fotos. Clique na imagem para trazê-la para frente, gire-a, mude-a de lugar, ou clique na imagem para vêla ampliada.

bottom of page